"Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8.31-32

"
If you abide in My word, ye my disciples indeed: And ye shall know the truth and the truth shall make you free." John 8:31-32

22 de abr. de 2011

A VERDADE SOBRE A PÁSCOA


A Paz do Senhor!

A Páscoa citada na Bíblia referia-se a uma data judaica, Pessach, que comemorava a libertação do povo de Israel do Egito.


Poucos séculos depois do surgimento do cristianismo, a Igreja Católica, ao invés de tentar erradicar essas festas pagãs tão importantes e arraigadas na cultura, optou ardilosamente por incorporá-las à sua liturgia, tomando o cuidado de lhes atribuir uma nova roupagem.

Assim criou-se a festa da Páscoa que deveria coincidir com as festas pagãs do início da primavera. No primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325, a data da Páscoa foi estabelecida para ocorrer entre os dias 22 de Março e 25 de Abril, por ordem do Papa São Silvestre, ficou determinado que a Páscoa deixasse de festejar a fuga do Egito e passaria a comemorar a Ressurreição de Jesus e a Última Ceia de Jesus com os seus apóstolos.

As adaptações feitas pela Igreja Católica tiveram o cuidado de criar mitos que se ajustassem à simbologia das festas pagãs, assim o renascimento da natureza daria lugar ao renascimento de Jesus.

A austeridade do jejum substituiria rituais de cunho sexual de fertilidade. E assim a festa da Páscoa tomou o lugar da festividade de primavera em honra de Eostre, a Deusa anglo-saxã da fertilidade (Páscoa em inglês é ‘Easter’ e em alemão ‘Ostern’). Os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa de hoje são símbolos de renascimento e da fertilidade que se esperava ter no período da colheita.

"Eostre ou Ostera é a deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. A primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados.De seus cultos pagãos originou-se a Páscoa (Easter, em inglês e Ostern em alemão), que foi absorvida e misturada pelas comemorações judaico-cristãs."  http://pt.wikipedia.org/wiki/Eostre

Antes de aceitar a tradição, questione a luz da Bíblia e da irrefutável História.

 “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” 1 Timóteo 4.1-5

Devemos comemorar não a morte de Jesus, mas a sua vitória, porque Ele está vivo! E não em uma data, mas sim todos os dias!

Fiquem na Paz!