"Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8.31-32

"
If you abide in My word, ye my disciples indeed: And ye shall know the truth and the truth shall make you free." John 8:31-32

25 de jun. de 2011

ESTA ENFERMIDADE NÃO É PARA A MORTE, MAS PARA A GLÓRIA DE DEUS


A Paz!

Hoje vou escrever sobre uma das passagens da Bíblia mais conhecidas: a ressurreição de Lázaro.

Antes, gostaria de abrir um pequeno parêntese, eu creio que Jesus é o mesmo ontem, HOJE e sempre, portanto as diversas ressurreições narradas na Bíblia acontecem nos nossos dias. Embora possa parecer absurdo para o “mundo”.

Voltando a Lázaro. Já vi algumas vezes, pregações sobre essa história real que está relatada no livro de João, capítulo 11. Não me lembro de outra abordagem diferente do simbolismo de quando Jesus chama Lázaro para fora da gruta, dizendo: “Lázaro, vem para fora.”

Porém, gostaria de dividir aqui, o lado mais literal e abrangente desse fato.

Assim que chega a notícia sobre a doença de Lázaro, Jesus que o tinha como um amigo muito amado, declara na minha opinião, com serenidade e convicção: “Esta enfermidade não é para morte, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.”

Havia um propósito muito forte naquela enfermidade, porém o que para muitos pode ser como “castigo” de Deus por algum pecado ou mal feito.

Essa é a parte mais forte dessa mensagem para mim, demonstra como Deus verdadeiramente está no controle de todas as coisas e que aquilo que parece uma maldição, muitas vezes acontece para a Glória de Deus.

Lembra-me no Egito, quando o povo de Israel é perseguido por Faraó e seu exército. Em Êxodo 14. 13-14,17 diz que: “Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais, aquietai-vos e vedes o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. (...) Disse o Senhor a Moisés: (...) serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército.”

O Senhor é fiel, e ele nos diz, não temais, a adversidade que você pode estar atravessando hoje, será vencido, ultrapassado, para a Glória de Deus. O problema que você está passando hoje, não tornareis a ver.

Jesus, depois que foi comunicado da doença de Lázaro não foi imediatamente ir vê-lo. Existem religiões que utilizam essa passagem para “provar” que a ressurreição nunca existiu, pois Lázaro estaria apenas com catalepsia. Mas, como eu estava conversando com uma amiga nessa semana, Deus é perfeito, e Ele registrou todas as coisas para contra argumentar qualquer falsa doutrina.

Para que não tenham dúvida, Jesus diz que Lázaro estava adormecido, e é nesse ponto que os pseudo cientistas de plantão gostam e dizem: viu, ele está apenas dormindo como um cataléptico. Mas, como disse, Jesus não deixa falhas.

Ele enfatiza: “Então, Jesus lhes diz claramente: Lázaro morreu, e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer.”

Jesus permitiu que Lázaro ficasse morto, por vários dias. O que descarta por completo a catalepsia.

Quando foi o momento certo, Jesus vai encontrar seu amigo. Ao chegar, aquele que o conheciam não criam que Ele podia, e pode ainda hoje TODAS AS COISAS. Repare bem, aquelas eram pessoas próximas, que conheciam Jesus, e ainda sim pensaram estar tudo acabado.

Mesmo nós, mais “chegados” ao Senhor, será que duvidamos que Ele pode todas as coisas? O que será demasiadamente grande para Deus?

Marta ao conversar com Jesus, diz que Lázaro está morto. Veja que maravilhoso o Senhor nos diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morto, viverá, e todo que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Crês isto?”

Você crê nisso?

Marta diz: “Sim, Senhor.” E um milagre maravilhoso aconteceu!

Quando Maria, irmã de Lázaro, foi conversar com Jesus, chorou. E Jesus, mesmo sabendo do propósito daquela morte e mesmo sabendo que Lázaro voltaria a viver, também chorou.

O que me mostra que o Senhor, se compadece de cada um de nós. E que cada lágrima nossa, será uma lágrima de Jesus. Um lágrima ou um choro não demonstra fraqueza, mas sim, o amor de Deus em nossos corações.

“Chorai-vos com os que choram e alegrai-vos com os que se alegram.”

Muitos que estavam presenciando aquele momento julgavam porque Jesus não foi salvar seu amigo. Se ele curava, porque não curou antes?

Muitas vezes queremos tomar o lugar de Deus, pensando saber os melhores e os caminhos certos para as nossas vidas. Como se soubéssemos de alguma coisa nessa vida...

Lázaro já estava morto há quatro dias. Imaginem as condições físicas daquele corpo.

Então Jesus faz uma oração de agradecimento a Deus por aquele milagre e diz: “Lázaro, vem para fora.”

Jesus Cristo é isso, é o poder de Deus, o amor, o cuidado, o milagre, a autoridade.

Uma vez vi um homem de Deus falando: O nosso Deus não é o Deus do impossível, mas o Deus do tudo é possível! Aleluia!

Nos capítulos seguintes, é mostrada a importância deste milagre. Por intermédio dele, multidões creram em Jesus.

Termino com as palavras do nosso Salvador: “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a Glória de Deus ?”

Fiquem na Paz!

Nenhum comentário: